Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tesla Brasil promove curso sobre veículos elétricos em Quatro Barras

Compartilhe:
a16fb13a-e81c-43a9-b5d8-ea7240e511bd

Quatro Barras recebeu neste sábado e domingo, dias 11 e 12, respectivamente, o curso de conversão de motores a combustão para motores elétricos, promovido pela empresa Tesla Brasil.

Alunos de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul estiveram presentes na iniciativa que contou com o apoio da Rádio Graciosa FM 87,9, Café da Val e Universidade Positivo – Cruzeiro do Sul, onde o curso foi realizado.
Esta foi a primeira experiência de outras que devem ser sediadas no município.

O curso foi ministrado pelo CEO da Tesla Brasil, Roberto Saldo – especialista em tecnologias em energias renováveis e conversão de veículos elétricos nos Estados Unidos, onde atuou por quase duas décadas – e sua equipe formada pelos professores Sergio Oliveira – pesquisador da Força Aérea Brasileira (FAB) e Alberto Puga Leivas – especialista em motores pela Universidade de Michigan e consultor da BMW e Lamborghini.

O encerramento do curso contou com a presença do prefeito de Quatro Barras, Loreno Bernardo Tolardo, e do diretor da Universidade Positivo – Cruzeiro do Sul, professor Naziel de Oliveira.

“Ocasiões como esta abrem um horizonte de possibilidades para Quatro Barras, ainda mais quando falamos em mobilidade, que é uma das questões mais discutidas no momento. Aos professores e alunos nossos votos de sucesso e o desejo de que voltem sempre”, disse o prefeito Tolardo.

Segundo o diretor da Universidade Positivo, professor Naziel, “a instituição permanece de portas abertas para que o curso seja realizado quantas vezes por preciso, em Quatro Barras”.

A ementa do treinamento trouxe conceitos teóricos e práticos para converter veículos alimentados a combustão em modais totalmente eletrificados e com redução absoluta na emissão de gases poluentes.

Noções sobre normas de segurança, engenharia elétrica e mecânica, tecnologia embarcada e mercado também foram abordadas durante todo o curso, assim como informações e dados sobre o processo completo de construção de um veículo do zero.

“Um dia todos os veículos serão elétricos”. A afirmação é do CEO da Tesla Brasil, Roberto Saldo. Segundo ele, este dia está próximo, já que algumas convenções internacionais prevêem que até 2035, em países da Europa e nos Estados, por exemplo, a maioria dos automóveis e motocicletas, deverão sair de fábrica já equipados com sistemas de propulsão totalmente a base de eletricidade.
“Hoje podemos considerar que há um forte mercado em potencial com a oferta de veículos hibridos, o que significa a transição entre combustão e eletrificação dos veículos”, lembra Saldo.

O jornalista e diretor da Rádio Graciosa FM 87,9, Fernando Cunha, que exerce também a função de secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo na Prefeitura de Quatro Barras, participou da imersão, durante os dois dias. Segundo ele, há tempos a tecnologia de veículos elétricos é foco de sua atenção.

“Os veículos elétricos já são uma realidade em curso e de alguma forma queremos estar alinhados a esta nova realidade”, comenta.

“Assim como nos Estados Unidos existe o Vale do Silício, em Curitiba existe o Vale do Pinhão. Este curso nos faz refletir que, por meio de parcerias público privadas, Quatro Barras reune todas as condições para sediar o Vale da Eletromobilidade”, finaliza Cunha.

Deixe seu comentário: